A Norsul, que está entre as maiores empresas brasileiras de navegação e integração logística, esteve pelo terceiro ano consecutivo na Intermodal South América, a maior feira do setor logístico da América Latina. No evento, a companhia apresentou ao público os diferenciais da sua frota — os navios cimenteiro e químico, além dos graneleiros e comboios oceânicos — aproveitando o espaço para mostrar aos visitantes e parceiros comerciais a essência do seu negócio, que é a cabotagem.
“Somos uma companhia que movimenta cargas que estão no miolo da indústria, então temos uma posição privilegiada para entender o que está acontecendo no mercado, analisar e responder com agilidade, para poder suportar nossos clientes em seu crescimento. Atualmente, vemos um aquecimento do mercado, de vários parceiros querendo jogar o jogo da logística. Logística tem muito a ver com eficiência, tecnologia, melhorar o processo, e a Intermodal é uma feira que propicia que todos os jogadores dessa cadeia possam entender quais são as suas opções e oportunidades para serem melhores e mais eficientes” – Fabiano Lorenzi, diretor comercial.
A Norsul marcou presença com um estande moderno, visual e interativo, com 96m2, próximo à entrada do São Paulo Expo. Estiveram presentes no espaço clientes, parceiros e demais profissionais logística e, principalmente, na cabotagem brasileira, além de estudantes interessados no tema.
O espaço abrigou uma vitrine de conteúdo que permitiu a navegação do público pelas embarcações e suas características, via touchscreen. Cada tipo de navio contou com seu próprio painel, possibilitando aos visitantes uma imersão sobre o funcionamento deles e o universo da navegação de cabotagem, além de conhecer de forma mais aprofundada os serviços da companhia. Para atender aos visitantes, os colaboradores estiveram presentes para compartilhar outras informações e curiosidades sobre as embarcações e as soluções logísticas da companhia.
Uma das grandes atrações do estande foi a exposição de um modelo em escala reduzida do Pio Grande, navio multipropósito construído em 2012, carregado com pás eólicas. A embarcação retira das estradas, por viagem, cerca de 715 carretas, cada qual com aproximadamente 42 toneladas. Com a capacidade de 30 mil toneladas distribuídas em cinco porões, o Pio Grande é equipado com quatro guindastes de 30 toneladas de capacidade cada.
Fabiano Lorenzi, diretor comercial da Norsul, participou do painel da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (ABAC) na Arena Intermodal, espaço para discussões acerca de temas relevantes dos setores de transporte e logística. Junto ao diretor executivo da instituição, Luis Fernando Resano, Lorenzi falou sobre o desenvolvimento da cabotagem no Brasil, os números do setor, desafios e vantagens do modal, contextualizando com o cenário da companhia e tendências para este ano.
Entre os temas abordados pelo painel, estiveram os altos custos portuários, baixo número de portos na costa, dificuldade de conexão com outros modais, entre outros entraves da cabotagem brasileira: “se formos comparar o volume do transporte de cargas Brasil afora, 65% são transportados via rodoviário e apenas 11% via cabotagem, um dado confirmado pelo próprio BNDES. Então, temos aí dois desafios: oferta e trabalhar para ser menos um serviço de transporte e mais uma solução logística para as empresas, com entrega porto-a-porto e cada vez mais personalizada de acordo com as necessidades do cliente”.
Também estiveram em pauta o uso de combustíveis alternativos na navegação, como LNG, metanol, etanol e amônia, além dos desafios para adoção da tecnologia verde no Brasil. “Hoje, 50% dos navios pedidos para estaleiros têm combustível verde como alternativa. Então, essa preocupação já existe e a frota está sendo renovada, mas é um processo lento”, comentou Lorenzi.
A NORSUL tem capacidade logística para atender a sua empresa em qualquer porto do Brasil ou no mundo.