A Norsul – que está entre as maiores do país na cabotagem e é líder na modalidade granel seco -, esteve presente na Intermodal 2023, a maior feira do setor logístico do país. A companhia, que completará 60 anos este ano, aproveitou a oportunidade para conversar com clientes, parceiros e importantes articuladores do setor, usando o espaço para contar sua história de solidez, qualidade e experiência no mercado de navegação – que é sua origem -, contando também suas iniciativas em prol da eficiência energética.
“Queremos ser protagonistas no setor de cabotagem, somos sólidos e temos capacidade de investimento junto aos nossos clientes e potenciais clientes buscando parcerias que possam contribuir com seus negócios”, destaca Angelo Baroncini, Presidente-Diretor da Norsul. A empresa possui a maior quantidade de embarcações do país no setor privado, e conta com bases de apoio no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.
Na Intermodal 2023, a empresa teve um estande interativo, no qual um painel virtual permitia a navegação pelos serviços oferecidos pela Norsul via touchscreen – possibilitando aos visitantes uma imersão no universo da navegação e logística integrada que a marca vive há quase seis décadas. Por meio da interatividade, era possível ver que a Norsul teve aproximadamente 28 milhões de toneladas transportadas em 2022 e operou 700 viagens entre navios próprios, afretados e comboios oceânicos em no mesmo ano.
O painel mostrava ainda uma linha do tempo, desde a fundação da empresa até hoje, com marcos da história da navegação como no ano de 2000, quando a Norsul inovou ao trazer para o Brasil o conceito de comboios oceânicos, por exemplo. Na época, projetou e construiu no país sua própria frota de comboios oceânicos, assinando contratos de transporte marítimo, de longo prazo, com três grandes grupos industriais nos segmentos de madeira, celulose e produtos siderúrgicos.
Ainda se tratando da interatividade, também foi possível conhecer quatro importantes iniciativas da empresa: IoT (internet das coisas), drone subaquático, pintura especial com silicone e energia renovável.
A Intermodal 2023 teve recorde de público, tendo mais de 40 mil visitantes nos três dias de feira, com corredores lotados e ávidos para conhecer o que cada um dos 500 expositores tinha de novo. Esse encontro permitiu networking, negócios e aprendizados nos mais variados temas do mercado logístico.
A Norsul desenvolveu, em parceria com uma startup, um software de monitoramento que usa a tecnologia IoT (internet das coisas) para proporcionar maior segurança à tripulação e aos serviços entregues pela empresa. A solução possibilita o monitoramento e a visualização de vários parâmetros das embarcações por meio de rápidas consultas a um bot no whatsapp ou acessando uma plataforma web – que apresenta mais detalhes das informações em gráficos e painéis gerenciais.
Ao todo, são mais de 280 sensores observados pela ferramenta em tempo real, reunindo e transmitindo informações como velocidade, consumo de combustível, posição, vento, corrente, temperatura e outros. O sistema inclui ainda a movimentação das embarcações no Brasil, que é enviada para um servidor na nuvem e atualizada a cada 10 segundos.
“A iniciativa é fundamental para tornar as operações do dia a dia muito mais dinâmicas ao disponibilizar informações em tempo real da frota. É possível acompanhar o início e fim de viagens, chegada e saída dos portos, e tudo isso de forma automatizada”, conta Fabiano Lorenzi, Diretor de Operações e Frota da Norsul.
Utilizados nas inspeções das embarcações, que são feitas por meio de veículos submarinos, os drones subaquáticos também foram desenvolvidos em conjunto com startups que utilizam tecnologias adaptadas para o setor. Ao lado da Norsul, elas elaboraram novas ferramentas de inspeção, unindo tecnologia 4.0 e a IoT (Internet das Coisas).
A operação funciona tão bem que algumas das inspeções já substituem até as revisões obrigatórias do segmento, além de reduzir os riscos envolvidos em tais operações, quando realizadas por profissionais especializados. O veículo submarino é operado remotamente (ROV) por um técnico a bordo da embarcação, enquanto as imagens captadas são transmitidas para os vistoriadores remotos.
Com a pintura especial com silicone, uma tecnologia anti-incrustante, a Norsul consegue aumentar a eficiência energética da embarcação, impactando na redução do consumo de combustível e, por consequência, na emissão de poluentes. A companhia foi pioneira no uso dessa tecnologia na navegação comercial do Brasil.
E quanto à energia renovável, a companhia utiliza um sistema de placas solares que reduz o consumo de combustível nas barcaças fundeadas, gerando maior eficiência e conforto operacional, além de diminuir o uso de combustíveis de origem fóssil, uma iniciativa também pioneira na cabotagem do país.
Na Norsul, a sustentabilidade é um valor. Por isso, a empresa oferece aos clientes a possibilidade de contratar a neutralização das emissões de CO2 no transporte de cargas através de créditos de carbono.
Hoje, a organização utiliza créditos gerados pela preservação de mata nativa (Floresta em Pé) e em aterros sanitários, que capturam metano e o transformam em biometano – o que, futuramente, pode ser utilizado como combustível alternativo para embarcações de emissão zero.
“Somos comprometidos com a sustentabilidade e temos inúmeras iniciativas para melhorar a eficiência energética dos ativos e das nossas operações”, finaliza Baroncini.
A NORSUL tem capacidade logística para atender a sua empresa em qualquer porto do Brasil ou no mundo.