A Norsul ao lado das empresas Ocyan, Grupo CBO, Raízen e Hidrovias do Brasil, se reuniram para o evento Path to Net Zero, organizado pela Wärtsilä do Brasil, para discutir a descarbonização no setor logístico.
Realizado no Rio de Janeiro e dividido em dois painéis, o evento reuniu mais de 100 executivos do setor engajados na discussão do caminho para zerar as emissões de gases de efeito estufa. A Norsul participou com os especialistas Denise Grundler, Consultora em Navegação, e Leonardo Brum, Gerente Executivo de Frota. Eles representaram a empresa nos respectivos temas de Combustíveis do Futuro e também Eficiência Energética e Tecnologia.
Líderes das áreas de inovação, operações, comercial, transição energética, gerenciamento de ativos e transformação digital das outras empresas participaram dos painéis. Cases, programas e tecnologias utilizadas nas respectivas marcas foram discutidos em prol de ajudar os players do mercado a alcançarem o objetivo em comum que é a descarbonização do setor.
Além disso, as discussões abordaram ainda as práticas utilizadas para neutralizar ou reduzir as emissões de carbono na atmosfera, tal como o Programa Carbono Neutro Norsul, através do qual a empresa neutraliza 100% das emissões de seus transportes (em todos os modais de atuação) voluntariamente e com orgulho desde 2020.
Os créditos utilizados são gerados a partir de atividades de conservação na Floresta Amazônica brasileira e agora também por aqueles gerados em aterros sanitários – esses capturam o metano e o transformam em BioMetano que, futuramente, poderá ser utilizado como combustível alternativo para embarcações de emissão zero.
A conversa entre as empresas participantes do Path to Net Zero está só começando, e os especialistas entendem que é necessário a atuação em conjunto de indústria, academia e governo para viabilizar a não emissão de CO2 no futuro breve.
A NORSUL tem capacidade logística para atender a sua empresa em qualquer porto do Brasil ou no mundo.