A Norsul, que está entre as maiores empresas brasileiras de navegação e integração logística, estará pelo terceiro ano consecutivo na Intermodal, a maior feira do setor logístico no país, que acontece de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo. Com 60 anos recém-completados, a empresa de cabotagem vai aproveitar a oportunidade para conversar com clientes, visitantes e possíveis parceiros comerciais. A ideia é usar o espaço para contar sua história de solidez e experiência no mercado de navegação, que é a essência do seu negócio. Para a Intermodal 2024, a Norsul vai apresentar os diferenciais da sua frota: seus navios cimenteiro e químico, além dos graneleiros e comboios oceânicos. Hoje, a companhia possui 19 embarcações próprias, entre navios, empurradores e barcaças oceânicas, destinadas à cabotagem e ao longo curso.
No evento, a Norsul contará com estande moderno de 96 m², que abriga uma vitrine de conteúdo 100% interativa, na qual um painel virtual permitirá a navegação do público pelas embarcações e suas características, via touchscreen. Cada tipo de navio terá seu próprio painel, possibilitando aos visitantes uma imersão sobre o funcionamento de cada um e o universo da navegação de cabotagem, além de conhecer de forma mais aprofundada os serviços da companhia.
Também estará em exposição a maquete de uma das embarcações da Norsul, o Pio Grande, navio multipropósito construído em 2012. Ao observar o modelo reduzido do navio, carregado com pás eólicas — um dos tipos de carga projeto que a companhia transporta — os visitantes serão apresentados à versatilidade desse tipo de embarcação, que é capaz de transportar cargas nos porões e sobre o convés, possibilitando uma logística de transporte mais eficiente.
“A proposta que estamos levando para a Intermodal é apresentar o nosso negócio de forma disruptiva, levando criatividade, conhecimento e inovação para os visitantes. Ao fornecermos instrumentos para o público compreender a estrutura dos navios e comboios, ele reconhece o papel crucial da cabotagem como um modal diferenciado”, comenta Angelo Baroncini, diretor-presidente da Norsul, que complementa “Somos protagonistas no crescimento da navegação brasileira, com uma trajetória sólida ao longo desses 60 anos e queremos mostrar a essência do nosso negócio, de forma atrativa e interativa, destacando os nossos diferenciais e a sólida estrutura para atender às demandas dos clientes”.
Entre as embarcações que estarão disponíveis para interação no painel, o visitante poderá conhecer o cimenteiro Tellus, navio transporta a carga por meio de um sistema de pressão, com o cimento a granel seco. Tal tecnologia assegura a integridade da carga, uma vez que impede vazamentos e permite seu transporte até mesmo em dias chuvosos — o que não acontece no modelo break bulk, ou seja, com o cimento em sacas, devido ao risco de molhar e danificar a carga. A Norsul é pioneira na aquisição desse tipo de embarcação, com sistema de deslocamento porta-a-porta, num projeto desenhado de acordo com o perfil de cada cliente.
“O Tellus é a embarcação mais segura para transportar o cimento em pó, tanto para a integridade da própria carga, quanto para aqueles que atuam no manuseio do produto, assim como o cliente final. Além disso, essa tecnologia de transporte não polui o meio-ambiente. Com o Tellus, ganhamos celeridade no processo”, afirma Fabiano Lorenzi, diretor Comercial da Norsul. A embarcação navega no fluxo nordeste-norte e chega até a Baía do Amazonas, garantindo o fornecimento de cimento para a região, que sofre com a falta de rodovias adequadas para o transporte terrestre.
Além do navio cimenteiro, a Norsul também vai levar para a Intermodal, em seus painéis interativos, os comboios oceânicos. Os comboios são um conjunto de embarcações articuladas entre si, formadas por um empurrador e uma barcaça oceânica. A Norsul iniciou suas operações com este tipo de embarcação na cabotagem para atender a clientes com diferentes necessidades de transporte para suas cargas. O modelo dos comboios é uma alternativa logística na costa brasileira e representa uma escolha já consagrada na cabotagem industrial. Dentre as vantagens de utilizar esse transporte moderno para escoamento das cargas para diferentes segmentos, estão: a possibilidade de desacoplar a embarcação motora da barcaça com a carga, agilizando o processo de descarga do material transportado; redução do tempo e custo médio de espera para a atracação nos terminais portuários; facilidade das manobras e versatilidade, que proporcionam menor gasto com combustível. Uma viagem de comboio transporta até 10 mil toneladas e é capaz de tirar 180 caminhões das rodovias.
Segundo Lorenzi, estar em eventos como a Intermodal faz parte da estratégia da Norsul para enriquecer e fomentar a discussão com outros players do mercado. “Temos 60 anos de expertise, estamos disponíveis para diversificar o nosso negócio, sem abandonar a nossa essência de navegação. O espaço, em 2024, propõe um mergulho em nossos ativos e operações, materializando também a nossa cultura de cuidado. Somos protagonistas no setor da cabotagem, com embarcações que são capazes de atender ao comércio marítimo entre diferentes portos brasileiros e da América do Sul, transportando uma grande variedade de graneis líquidos e secos, com uma ampla frota, a maior do país no setor privado”.
A NORSUL tem capacidade logística para atender a sua empresa em qualquer porto do Brasil ou no mundo.