NORSUL: Semana do Meio Ambiente 2020

Publicado em: 09/06/2020
Créditos: NOTÍCIA

NORSUL: Semana do Meio Ambiente 2020

Sustentabilidade é um valor corporativo para a NORSUL. Desde a sua fundação, há mais de 50 anos, a companhia atua buscando a melhoria contínua em seus processos operacionais e de trabalho, a fim de reduzir ao máximo possíveis impactos ambientais. Além disso, sua atuação social sempre colocou as pessoas em primeiro lugar, equilibrando resultados financeiros e o respeito à vida como faces de uma mesma moeda.

Dessa forma, mais uma vez foi realizada a Semana do Meio Ambiente aproveitando as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a principal data da ONU para promover conscientização ambiental. Com foco total em Sustentabilidade, a programação desta semana teve o objetivo de incentivar e valorizar a conscientização e o engajamento dos colaboradores, ainda que em período de isolamento social.
 
Palestras on-line sobre sustentabilidade e neutralização de carbono

O destaque da semana foram duas rodas de conversa transmitidas on-line para todos os colaboradores. O primeiro encontro contou com a participação de Plínio Ribeiro, fundador da Biofílica, empresa parceira da NORSUL no inédito projeto de carbono neutro em execução desde janeiro de 2020. 

Plínio Ribeiro falou sobre Programa Carbono Neutro e os desafios da compensação de carbono na navegação e no mundo. Ele destacou a parceria e o compromisso da NORSUL com a compensação de carbono em todas as suas viagens de navegação.

O Programa Carbono Neutro NORSUL funciona por intermédio de créditos de carbono gerados através da conservação da Floresta Amazônica brasileira. Ao comprar esses créditos, a NORSUL investe na redução de impactos florestais, apoia a conservação das áreas verdes, bem como incentiva o desenvolvimento social das comunidades locais. 
O objetivo é reverter a tendência de desmatamento e evitar a degradação da cobertura vegetal num modelo onde todos ganham: planeta, comunidades locais, empresa, clientes e parceiros. 

A segunda roda de conversa teve a participação de Ricardo Voltolini, CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, que explicou de forma geral o conceito de sustentabilidade que está baseado num tripé capaz de equilibrar resultados financeiros, sociais e ambientais garantindo a longevidade do negócio sem prejudicar as futuras gerações. 
 
Os anfitriões e mediadores da NORSUL na transmissão on-line foram Carlos Alberto Carloni (Diretor de Frota), André Reis (Gerente Executivo de QSMS e Navios Estrangeiros) e ainda João Rallo (Estagiário de QSMS).