A Norsul marcou presença na 3a edição do Rio Innovation Week, o mais completo evento de inovação e tecnologia da América Latina, que aconteceu de 03 a 06 de outubro, no Píer Mauá, Rio de Janeiro.
Na feira, a companhia promoveu dois painéis: um sobre cultura de inovação, com nossa gerente executiva de Gente e Gestão, Aline Carvalho, e Priscila Lopez, que gerencia a área de Desenvolvimento e Comunicação, e outro sobre tendências tecnológicas e eficiência energética na navegação, com João Bottoni, nosso gerente técnico de Frota, e Leonardo Werneck, coordenador de Projetos Técnicos. Também contou com um estande e a presença de colaboradores de áreas multidisciplinares como Novos Negócios, Business Intelligence e Planejamento Estratégico, com foco em interagir com o público sobre ecossistema de inovação, suas melhores práticas e tendências.
O evento deste ano se propôs a debater o impacto social por meio da tecnologia e inovação. Reconhecido como um espaço de discussão, desafio à criatividade aplicada a negócios, valorização do empreendedorismo e da transformação digital no crescimento de diferentes setores, o Rio Innovation Week foi anfitrião de diversas conferências e plenárias para discussão de variados temas.
No primeiro dia de evento, 03, a Norsul promoveu o painel “Cultura de inovação na prática: como pensar, estruturar e implementar ações concretas no dia a dia da empresa”. As executivas Aline Carvalho e Priscila Lopez receberam os parceiros Jacqueline Resch, sócia-diretora da Resch Recursos Humanos, e Paulo Monteiro, coach executivo e consultor em desenvolvimento humano e operacional. O debate abordou a necessidade de adaptação a diferentes cenários, velocidade e gestão de mudanças, cultura de aprendizagem, era digital x era industrial, colaboração em ecossistemas de inovação, jornadas de desenvolvimento e carreiras, entre outros temas, trazendo reflexões ao público sobre a importância de levar em consideração e trabalhar todos esses pontos quando o assunto é inovação e o olhar para o futuro das empresas.
“Tudo que conhecemos hoje vai mudar radicalmente em poucos anos. A estratégia organizacional precisa evoluir de ’prever’ para ‘saber lidar’ com mudanças complexas e ambíguas. É muito importante que as organizações sejam capazes de se reinventar e, para isso, o que precisamos fazer é desenvolver a capacidade de estar em constante aprendizagem. Essa é a habilidade que nos torna aptos a lidar com o que emerge no mundo. Hoje, o diferencial de uma empresa não é quem tem o melhor salário, mas sim, quem tem seus colaboradores capazes de se adaptar a quaisquer cenários que se apresentem. Essa é a verdadeira fronteira da inovação”, explicou Aline Carvalho.
Para Priscila Lopez, o modelo da era industrial não se sustenta na era atual. “Tudo que é teórico é muito legal, mas precisamos dar o passo da prática. Na Norsul, trabalhamos com as jornadas de desenvolvimento e de carreiras, onde focamos em descobrir e desenvolver o talento de cada um dos colaboradores e, a partir disso, a pessoa define seu próprio plano de carreira”. A executiva finalizou o painel dizendo que, para ela, o que fica é que não existe inovação se as pessoas não seguirem para o espaço do não saber. Em sua leitura, a inovação é reaprendermos a ser humanos.
No dia 05, aconteceu o segundo painel promovido pela Norsul, com o tema “Rumo ao Futuro: A Revolução da Eficiência Energética na Navegação”. Apresentado por João Bottoni, ao lado de Leonardo Werneck e do CEO da BioRen, Luiz Gustavo Cidade, o objetivo do bate-papo foi compartilhar as ações da Norsul para maximizar eficiência energética e inovações tecnológicas em suas embarcações.
“Para a Norsul, colaboração, inovação e sustentabilidade são valores fundamentais para o nosso negócio. Cuidar do meio ambiente é uma preocupação global e, para adequar as nossas embarcações de forma a alcançarmos o objetivo de emissão líquida zero até 2030, é preciso passar pela mudança de mentalidade das pessoas, de competir para colaborar. Por isso o trabalho de cultura da companhia é tão importante. O modal marítimo, por si só, já tem no seu DNA a eficiência energética, em comparação com outros modais, e vamos seguir trabalhando para realizar nosso objetivo de ser a melhor opção no Brasil em termos de navegação, consumindo cada vez menos energia”, afirmou João Bottoni.
Nos últimos anos, a empresa investiu em diversas tecnologias para otimizar a eficiência energética dos navios. Dentre elas, estão:
“Participar do Rio Innovation Week é uma grande oportunidade de discutir novos caminhos comerciais e tendências tecnológicas com um ecossistema de inovação composto de players de variados setores. Essa troca enriquece e agrega valor ao nosso time e às nossas soluções”, afirma Fabiano Lorenzi, diretor Comercial da Norsul, que conclui: “Trabalhamos constantemente para agregar valor à cadeia de logística de nossos clientes, e sem dúvidas, projetos de inovação com foco em eficiência energética e redução dos impactos socioambientais das operações são foco da nossa perspectiva de crescimento e expansão de negócios”, finaliza o executivo.
A NORSUL tem capacidade logística para atender a sua empresa em qualquer porto do Brasil ou no mundo.